Meta está em busca de uma superinteligência

O plano de Zuckerberg para construir uma super IA
A Meta está em uma corrida para contratar os melhores talentos do setor de inteligência artificial – o que inclui ‘roubar’ funcionários de empresas rivais. O objetivo é reforçar sua divisão de superinteligência, que quer criar máquinas capazes de superar os humanos.
Agora, o CEO da big tech, Mark Zuckerberg, deu mais um passo nessa direção: o executivo anunciou nesta segunda-feira (14) que a Meta vai investir centenas de bilhões de dólares para construir vários data centers de IA.
Meta vai investir bilhões para construir data centers
O primeiro data center construído com esse investimento bilionário será o Prometheus, que deve começar a operar no ano que vem. Já outro se chama Hyperion, com expectativa de atingir até 5 gigawatts de geração nos próximos anos. O Olhar Digital deu detalhes sobre eles aqui.
Os dois não são os únicos. No Threads, Zuckerberg escreveu que a big tech está construindo vários outros centros. Ele ainda citou um relatório da SemiAnalysis que aponta que a Meta está no caminho de se tornar o primeiro laboratório de IA a ter um data center dessa magnitude.
O executivo também falou sobre a divisão de superinteligência artificial, que, segundo ele, contará com os melhores pesquisadores e poder computacional.
“Para nossa iniciativa de superinteligência, estou focado em montar a equipe mais qualificada e com a maior concentração de talentos do setor. Também vamos investir centenas de bilhões de dólares em capacidade computacional para construir essa superinteligência. Temos capital, gerado pelo nosso próprio negócio, para fazer isso.”
A publicação de Zuckerberg pareceu convencer investidores do potencial da superinteligência. Segundo a Reuters, as ações da big tech subiram 1%.
Meta está em busca de uma superinteligência
Nas últimas semanas, a big tech vem encabeçando uma corrida pela contratação de funcionários de alto nível do setor de inteligência artificial. Por exemplo, a empresa contratou Alexandr Wang, fundador da startup Scale AI, e vem negociando com nomes da OpenAI.
O objetivo é reforçar sua divisão de superinteligência, que pretende melhorar a própria IA da Meta e superar as concorrentes na corrida pela inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês).
Detalhes do futuro “super data center” da Meta
- Localizado no nordeste da Louisiana, o Hyperion foi inicialmente projetado como um supercluster de 2 GW, com investimento estimado em US$ 10 bilhões. Ele será expandido progressivamente até atingir 5 GW nos próximos anos.
- Zuckerberg comparou sua escala à da ilha de Manhattan.
- Além disso, a Meta planeja lançar em 2026 o Prometheus, um supercluster de 1 GW baseado em New Albany, Ohio, que deverá tornar a Meta uma das primeiras big techs a operar um data center de IA dessa magnitude.
Fonte: Olhar Digital