Brasileiros enfrentam ameaça crescente de golpes direcionados a compras online de fim de ano
As festas de fim de ano se aproximam e os brasileiros se preparam para momentos de comemoração, de descontração e troca de presentes com familiares e amigos. No entanto, uma pesquisa recente da Norton, marca líder em segurança cibernética e parte da Gen™, revela dados alarmantes sobre as perdas sofridas pelos consumidores no Brasil devido a fraudes em compras online. A pesquisa também traz um panorama dos hábitos e preocupações dos brasileiros ao fazer compras via internet.
A edição especial do "Relatório de Insights de Cibersegurança 2023" da Norton, que inclui a opinião de 1.002 brasileiros sobre compras online para o fim de ano, aponta que 95% dos consumidores no Brasil planejam gastar em compras durante as próximas festas de fim de ano, sendo que a esmagadora maioria (99%) destes afirma que farão algumas compras online, sendo fundamental estar atento e informado. Outros dados revelados na pesquisa da Norton são:
31% dos entrevistados no Brasil afirmam ter sido alvo de golpes, durante o período festivo em anos anteriores.
Mais preocupante do que isso é a taxa de sucesso dos cibercriminosos: quase metade do total de brasileiros que foram alvo de algum tipo de tentativa de golpe online (46%) sofreram perdas financeiras, além de outras consequências prejudiciais deste tipo de crime.
A pesquisa revelou ainda que o prejuízo financeiro médio sofrido pelas vítimas no Brasil foi superior a R$ 1.500,00 (R$ 1.565,57).
Mas se as perdas financeiras não são suficientes para soar o alarme, outro tipo de roubo é responsável pela maior preocupação da maioria dos consumidores no Brasil, quando se trata de crimes cibernéticos, segundo a pesquisa da Norton: 84% dos brasileiros estão preocupados com seus dados pessoais sendo comprometidos
"Se as perdas são frequentes, as consequências são graves e as preocupações são muitas. Por outro lado, o que falta é o conhecimento de como se proteger contra os ataques cada vez mais frequentes e cada vez mais sofisticados", afirma Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação de Privacidade da Norton. "Nossa pesquisa revela que 81% dos consumidores brasileiros dizem que gostariam de saber como se proteger melhor contra os cibercriminosos, durante as festas de fim de ano. Na verdade, 74% dos entrevistados disseram acreditar que há mais fraudes nessa ocasião do que em qualquer outra época do ano, e 57% afirmam que os seus hábitos de compra mudam durante o período festivo."
Fonte TIinside